Por que contratar uma agência para a expedição Jalapão?
- Fernanda Bertonha
- 12 de set. de 2021
- 4 min de leitura
É pouquíssimo provável que a essa altura você, viajante, ainda não tenha ouvido falar do JALAPÃO, verdadeiro tesouro do Tocantins.

Para começo de história, saiba que o Jalapão não é uma cidade – mas sim, uma área de conservação estadual localizada ao leste do Tocantins, bem no meio do nosso país (nada de confundir com Centro Oeste, hein? Tocantins já é Norte!). Apenas o território delimitado pelo Parque Estadual já conta com mais de 150 mil hectares – além dos atrativos que estão em propriedades particulares, como é o caso dos fervedouros, por exemplo.
Podemos então dizer que o Jalapão é o nome pelo qual toda essa região (dentro e fora dos limites do Parque Estadual) ficou conhecida. Entre as principais cidades-base, que são onde os turistas dormem durante as expedições, estão Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix.
A propósito... você sabe como o Jalapão ganhou toda essa visibilidade?
A região do Jalapão se popularizou em 2017 com o desenrolar de uma das tramas de Walcyr Carrasco, famoso diretor de novelas da Rede Globo. A novela “O Outro Lado do Paraíso” foi ambientada em uma cidade fictícia e boa parte das suas cenas foram gravadas dentro e fora da área do Parque, como na Prainha do Rio Novo, Cachoeira do Formiga, Cânion Sussuapara, Pedra Furada e, é claro, nos fervedouros.
Para além do que mostram as telinhas, estradas cansativas de terra, pouca ou nenhuma sinalização indicando os acessos e não disponibilidade de rede de telefone (gps? nem pensar!) são alguns motivos pelos quais essa viagem é uma daquelas que você vai ver até os mais experientes e independentes viajantes falando que a melhor opção é fechar com agência.
Será que uma agência faz mesmo tanta diferença assim? Vamos explorar alguns motivos.
Por que contratar uma agência para fazer a expedição no Jalapão?
Quando a gente escuta dizer por aí que o Jalapão é bruto... não é brincadeira não, viu?
Com exceção aos trechos finais que ligam Palmas aos atrativos, o restante de tudo o que você vai percorrer nessa região é em estrada de chão: desde os caminhos entre um atrativo e outro até a locomoção dentro das cidades-sede. Em muitos momentos os próprios veículos das agências, que são altos e apropriados, precisam usar a tração nas 4 rodas para conseguir “escapar” da terra fofa e seca, que sabemos que pode oferecer grandes riscos para quem não é experiente em direção nesses terrenos.
E mesmo se você tiver um 4x4 ou alugar um (que convenhamos, pode sair caro e representar um grande risco considerando o nível das estradas), você ainda vai precisar conhecer a região muito bem antes de se aventurar por ela. O Jalapão é um destino ainda “novo no mapa” e a maioria dos lugares não conta com sinalização indicando se você está no caminho certo ou não.
Agora imagine se alguma coisa acontece com o carro ou você se perde em um destino remoto e sem sinal de telefone para pedir ajuda? Definitivamente, não vale o risco.
Sem sinal? Como assim?
Pois é: as antenas de telefonia ainda estão chegando nessa região do Tocantins – e como os atrativos são em locais essencialmente remotos, o sinal também é. Nas cidades pode ser que eventualmente consiga alguns pontinhos de rede, mas fora delas, não há disponibilidade de qualquer operadora.
Por fim, há também a própria questão do cansaço. Os atrativos são distantes uns dos outros e neles você pula, corre, nada, se diverte. Tem também o calor que não dá muita trégua... imagine só ainda ter que percorrer longas distâncias em estrada de chão entre um atrativo e outro? Com uma agência você vai sempre descansando entre os trechos, uma vez que o guia é sempre o motorista da rodada. Acredite: só esse fator já pode ser o suficiente para justificar a escolha por uma agência!
Ah, vale lembrar que não há, por ora, perspectiva por parte do governo estadual de melhorar as estradas do Jalapão, de acordo com informações coletadas com os locais em agosto de 2021.
Então basicamente se...
Você não é um piloto experiente de 4x4;
Não conhece a região;
Não está com um morador ou guia local;
O recomendado é fechar a expedição Jalapão com uma agência qualificada e com guias experientes para que a viagem aconteça do jeitinho que você merece que ela seja: com tranquilidade, segurança e é claro, muita diversão.
E a relação custo VS benefício?
Do ponto de vista financeiro, quando colocamos os valores na ponta do lápis a gente facilmente percebe que fechar uma expedição ao Jalapão compensa muito mais do que correr atrás de tudo por conta.
Pense comigo: as empresas são parceiras dos principais restaurantes, hospedagens, locais onde estão os atrativos e pontos de apoio e, assim, conseguem valores mais acessíveis considerando a quantidade elevada de turistas que levam para esses lugares. Ao fazer a expedição por conta própria você não só vai ter que se preocupar em pagar os atrativos um por um como precisará fazer todo o planejamento das paradas com antecedência, sem se esquecer é claro da dificuldade de locomoção.
E não é só isso não!
Manutenção ou aluguel do carro, gasolina e entrada nos atrativos também devem entrar nessa conta! Com uma agência você não precisa se preocupar com nada disso. No pacote estão inclusos desde o transporte (com partida e retorno em Palmas) até as entradas nos atrativos, locomoção, guia, todas as refeições, lanches, água gelada e hospedagens.
E já que estamos falando em dinheiro... esse é praticamente o único método de pagamento disponível em todo o Jalapão, viu? Isso se justifica pela falta de rede para manter as maquininhas de cartão em operação. Apenas em restaurantes e pousadas maiores ou nas cidades-sede você encontrará opções para pagar dessa maneira. Fechando a expedição com uma agência você pode acertar todos os valores até no cartão de crédito com parcelamento - e só se preocupa com gastos mais pontuais, como bebidas para acompanhar as refeições ou lembrancinhas.
Deixa a gente levar você?
Queremos que a sua viagem para o Jalapão seja completa e inesquecível, fazendo jus ao destino que abriga alguns dos mais belos cenários do Brasil.
A Vou Levar Você cria roteiros únicos e personalizados para atender às mais variadas necessidades e perfis de cada grupo/viajante, com excelente logística para aproveitar ao máximo cada um dos atrativos. E não importa se você está viajando sozinho (a) ou já tem grupo formado: é só deixar tudo na nossa mão!
Entre em contato agora mesmo para fazer o seu orçamento.
Comments