A magia de visitar o Jalapão
- Débora Severo
- 30 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de mai. de 2021

O que faz um lugar entrar no seu roteiro de viagens? A beleza, a cultura local ou a conexão com a natureza? Se você tem a sensação de que tudo isso importa. E que no fim das contas, é a junção de várias delas que te causam brilho nos olhos e a sensação constante de querer voltar...Vem mergulhar nessa magia que é o Jalapão!
Cada entrada num novo fervedouro, banho de cachoeira, pedaço de terra percorrido e até mesmo a possibilidade de atolamento numa 4x4, faziam meu coração palpitar. Meu corpo transbordava de alegria e chegada à noite sem acreditar que o próximo dia poderia ser melhor. E SEMPRE era!

O Jalapão não é apenas bonito. Ele é mágico! Contagiante! É como se o universo tivesse escolhido um lugar para nascer e nascesse ali, assim como os fervedouros. E você renasce também, junto com ele. A cada olho d’água que borbulha do fundo de um fervedouro, cada raio que cai nas Dunas ou cada pôr e nascer do sol, você se cura e se reenergiza através do Cerrado.
E como se não bastasse, seu coração se enche de orgulho e esperança com os sorrisos de um novo nativo. Não importa se você é um jovem de 15 ou um senhor de 85 anos. Se é atleta ou sedentário. Se é tímido ou descolado…Acredite: o Jalapão é para você!

São 34 mil km² de paisagens exuberantes. Imensidão de Cerrado, veredas, oásis, rios, cachoeiras e fervedouros de tirar o fôlego. São inúmeras as possibilidades de aventura: trilhas, rapel, rafting, tirolesas...Não faltam opções para vislumbrar e fazer!
Além de tudo isso, o Jalapão possui um fator encantador que extrapola o que os olhos podem ver e invadem o que o coração pode sentir: o povo Jalapoeiro. De uma receptividade ímpar, brilham os olhos ao contar as histórias e apresentar para nós a sua amada região. Seja numa pequena vendinha de artesanato ou à beira de um fogão à lenha, eles te fazem sentir o que é fazer parte da cultura do Jalapão.
Nas comunidades quilombolas do Prata, em São Félix, e Mumbuca, em Mateiros, você vai ter a chance de conhecer a Viola de Buriti e ver como as tradições, a simplicidade e a alegria do povo é o que tem de mais precioso naquele lugar.
O Jalapão se tornou um destino tão especial em minha vida, que eu torço para que todas as pessoas tenham a chance de conhecer e viver essa experiência incrível como eu. Quando descubro que um amigo está indo visitar esse lugar, me emociono e revivo toda sua magia no meu imaginário, toda emoção que outrora lá senti.
Obrigada, Jalapão.
Por: Débora Severo @eu.deborasevero
Adaptação de texto e Imagens: William Class @williamclass
Que sensação incrível de ler esse texto. A experiência parece muito transformadora. Me arrepiei toda!